Política de propriedade intelectual

Aprovada por A.A.W.S. – Serviços Mundiais de A.A., em 27 de janeiro de 2005

https://www.aa.org/es/terms-of-use

Os direitos autorais © de A.A.

A.A.W.S. (Serviços Mundiais de A.A.) representa A.A. como um todo e detém em confiança os direitos autorais de A.A.  dos diferentes escritos, vídeos, fitas cassetes, CDs e outros materiais produzidos e publicados por A.A.W.S. em inglês e outros idiomas.

Normas referentes à cessão de licenças.

De maneira geral, A.A.W.S. concede licenças para publicar e distribuir a literatura de A.A. apenas aos Escritórios de Serviços Gerais e aos Comitês de Literatura de outros países do mundo. A versão atual da Ata de Constituição da Conferência oferece orientação nesta questão: “Respeito aos países que têm uma Estrutura de Serviços Gerais, a Conferência dos EUA/Canadá concederá permissão exclusiva para publicar a literatura aprovada pela nossa Conferência à Junta de Serviços Gerais dessa Estrutura estabelecida” (1).

N.T. (1): parágrafo 5 do artigo 2 na página S104

em => https://www.aa.org/es/manual-de-servicio-de-aa-y-doce-conceptos-para-el-servicio-mundial

Normas referentes à reimpressão.

Nossas normas de reimpressão são diferentes de nossas normas de cessão de licenças. De acordo com “O Manual de Serviço de A.A.” na seção “Boletins e outros materiais da Área” (1):

“É permitido às publicações locais de A.A. reimprimir os Passos, Tradições e/ou Conceitos e citar uma frase, oração o parágrafo curto extraído da literatura de A.A., por exemplo, do livro Alcoólicos Anônimos, Os Doze Passos e As Doze Tradições, O Manual de Serviço de A.A., e folhetos aprovados pela Conferência, sem fazer uma petição por escrito para fazê-lo. Quando isto é feito, deve ser incluída uma nota que indique a procedência do material para assegurar que os direitos autorais fiquem protegidos. Depois da citação de um livro ou folheto, a nota deve dizer: ‘Reimpresso de (nome da publicação, número da página) com a permissão de A.A. World Services, Inc.’”.

Os indivíduos e as entidades não A.A. não podem reimprimir os materiais de A.A. protegidos por direitos autorais sem prévia autorização concedida depois de ter sido solicitada por escrito.

N.T. (1): página S42 em => https://www.aa.org/es/manual-de-servicio-de-aa-y-doce-conceptos-para-el-servicio-mundial

Logotipos e marcas registradas de A.A.

A.A.W.S. e Grapevine têm registradas algumas marcas e logotipos, e as diretrizes para usá-las estão baseadas em parte em considerações legais e em parte na natureza de A.A.

São as seguintes as marcas registradas de comércio e serviço que simbolizam Alcoólicos Anônimos, seu trabalho e seu propósito: A.A.; Alcoholics Anonymous; The Big Book; Box 4-5-9; The Grapevine; A.A. Grapevine; GV; Box 1980 (1); La Viña. (2)

O uso destas marcas em produtos ou serviços que não procedam de A.A. e que não tenham sido aprovados por A.A., em termos legais é uma violação e uma diluição das marcas de A.A. O prejuízo decorrente é que as marcas e a própria Irmandade, de vez que A.A. é o que suas marcas simbolizam, acabarão sendo associadas com uma variedade de produtos e serviços que não fazem parte de A.A. e não estão em conformidade com o objetivo de A.A. Em consequência, as marcas perderão seu significado e a identificação como símbolos de Alcoólicos Anônimos.

N.T. (1): 1980 é o número da Caixa Postal da revista Grapevine

N.T. (2): A estrutura de A.A. no Brasil tem registradas as marcas “Alcoólicos Anônimos” e “Revista Vivência”.

 

Alcoholics Anonymous World Services, Inc.

(Serviços Mundiais de A.A.)