O CATI (Comitê de Assuntos da Tecnologia da Informação) é um comitê de assessoramento à Junta de Custódios em questões tecnológicas. Suas atribuições são:
Administrar o website oficial da Irmandade e seus subdomínios; e
Administrar o Sistema de Cadastramento Nacional de Grupos e Órgãos de Serviço.
Também realiza o intercâmbio de informações sobre as novas tecnologias e o apadrinhamento aos servidores em nível de área. Fornece orientações sobre os procedimentos para atualização de dados no sistema de cadastro realizados pelo CATI LOCAL (CATI da Área).
Internet:
Prover a manutenção do website oficial da Irmandade na internet;
Administrar as relações técnicas e comerciais junto aos provedores de hospedagem dos domínios e subdomínios;
Administrar as contas de e-mail institucionais;
Administrar os contatos efetuados a partir da página inicial do website, que são pedidos de ajuda, pedidos de informações em geral e que são redirecionadas para o CTO (Comitê Trabalhando com Outros);
Manter o histórico dos contatos realizados e das providências tomadas;
Promover constante atualização tecnológica dos recursos utilizados no website, sempre observando os aspectos técnicos de segurança e viabilidade dos recursos a médio e longo prazos;
Certificar-se de que todos os recursos de software utilizados têm, quando cabível, legitimidade de uso quanto à eventual cobrança, por terceiros, relativas à licença de uso; e
Certificar-se de que os textos ou arquivos publicados respeitem as convenções e legislação em vigor quanto a questões de direitos autorais.
Cadastro de Grupos:
Prover a manutenção do sistema de cadastro de grupos, para edição e exibição online;
Prover a manutenção do acesso ao cadastro, para emissão de etiquetas e relatórios quando se fizerem necessários;
Fornecer acesso a outros websites, quando cabível, para exibição da listagem de grupos por estados da federação; e
Fornecer os seguintes relatórios:
Quantitativo de grupos, por área, setor e distrito; e
Qualitativo de grupos, por setor e distrito. Este relatório contempla as informações adicionais do cadastro.
Memória:
Publicar, quando cabível, o material do CAHist – Comitê de Arquivos Históricos no website oficial com autorização da Diretoria Executiva.
Informática:
Fornecer informações aos Comitês de Área dos assuntos referentes à informática de modo geral:
Contratos de provimento de acesso à Internet;
Suporte técnico quando da aquisição de equipamentos de informática;
Suporte técnico quando da contratação de sistemas operacionais.
Normas de Procedimentos:
Assessorar as áreas na edição de normas de procedimentos referentes à publicação de matérias em seus websites.
Divulgação:
Providenciar a transferência de conhecimento acerca dos assuntos de tecnologia da informação, principalmente dos avanços da internet, aos servidores em nível de área.
Geral:
Buscar intercâmbio de tecnologia com o CAI (Comitê de Assuntos de Internet) das outras áreas; e
Disponibilizar informações sobre recursos de sistemas e de tecnologia a outras áreas que demonstrem interesse em nossos recursos.
NOVAS TECNOLOGIAS IMPLANTADAS
Acessibilidade é um Direito e um Dever.
Acessibilidade:
No dia 06 de julho de 2015, foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146) que torna obrigatória a acessibilidade nos websites da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo. “CAPÍTULO II DO ACESSO À INFORMAÇÃO E À COMUNICAÇÃO”
Para atender a essa exigência da lei, a JUNAAB tomou a iniciativa de implantar tecnologia capaz de transformar os artigos publicados em seu site em VOZ e LIBRAS.
Para acessar o recurso, acesse o site JUNAAB e, na lateral direita da página, encontrará um ícone para Libras. Clique nele e selecione o texto. Para ouvir o texto da página, role até o final dela e encontrará a barra que fará a leitura.
Divulgue essa novidade que permitirá o acesso pleno de públicos com as mais diferentes necessidades, sejam pessoas com deficiência (PCD); idosos ou mesmo qualquer outra que queira um site mais amigável.