O que esperar de uma reunião do A.A.

 

Há uma variedade de formatos para reuniões de A.A. e cada reunião reflete a percepção de seus membros da sua área local. Na maioria das reuniões, você ouvirá os membros falarem sobre o que a bebida fez a eles e às pessoas ao seu redor. A maioria também compartilha quais ações tomaram para parar de beber e como estão vivendo suas vidas hoje.

O propósito de todas as reuniões é que os membros de A.A. “compartilhem suas experiências, força e esperança uns com os outros para que possam resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo”.

Encontre A.A. perto de você >

Tipos de reunião

As reuniões são normalmente listadas como reuniões "abertas" ou "fechadas".

  • Reuniões fechadas: são apenas para membros de A.A., ou para aqueles que têm problema com a bebida e “têm o desejo de parar de beber”.
  • Reuniões abertas: são disponíveis a qualquer um que esteja interessado no programa de recuperação do alcoolismo de Alcoólicos Anônimos. Não alcoólicos podem participar de reuniões abertas como observadores.

Em ambos os tipos de reuniões, o coordenador do Grupo de A.A. pode solicitar aos participantes que restrinjam seus depoimentos às questões pertinentes à recuperação do alcoolismo.

Sejam abertas ou fechadas, as reuniões de um grupo de A.A. são coordenadas por membros de A.A., que determinam o formato de suas reuniões.

Onde acontecem as reuniões

As reuniões do A.A. são realizadas pessoalmente, à distância ou por telefone. Os membros de cada reunião decidem quando, onde e com que frequência se reunirão.

As reuniões presenciais  acontecem em vários lugares onde uma sala pode ser alugada. As reuniões ocorrem em locais como:

  • prédios de escritórios
  • igrejas
  • centros de tratamento
  • centros recreativos/comunitários
  • edifícios dedicados ao aluguel para grupos de recuperação, como clubhouses

Você pode até encontrar reuniões em praias, parques ou outros ambientes ao ar livre.

Reuniões a distância e por telefone  também estão disponíveis. Várias plataformas são usadas dependendo do que os membros do grupo preferem. Algumas são videoconferências em que vocês veem o rosto um do outro. Em outras reuniões a distância, o vídeo de todos está desligado. Ainda outras reuniões usam um número de chamada de conferência discada.

Formatos comuns de reunião

“Cada grupo deve ser autônomo, salvo em assuntos que digam respeito a outros grupos ou A.A. em seu conjunto” diz a nossa Quarta Tradição. Então, previsivelmente, cada reunião oferecida pelos milhares de grupos tem seu próprio jeito.

Os tipos mais comuns de reuniões de A.A. são:

      1. Debates: Seja uma reunião aberta ou fechada, um membro de A.A, servindo como líder ou coordenador, abre a reunião, empregando o formato do grupo, e seleciona um tópico para debate.
        Os assuntos para os vários tópicos para esse tipo de reunião provêm da Literatura de A.A., tais como: “Alcoólicos Anônimos”, “Na Opinião de Bill”, “Reflexões Diárias” e da “Revista Vivência”. Sugestões para tópicos específicos podem incluir: 

        • Atitude;
        • Defeitos de caráter;
        • Medo;
        • Liberdade através da sobriedade;
        • Gratidão;
        • Poder Superior;
        • Honestidade;
        • Humildade;
        • Fazendo reparações;
        • Ressentimentos;
        • Apadrinhamento;
        • Rendição;
        • Ferramentas de recuperação
        • Tolerância;
        • Esperança.
      2. Públicas: Um ou mais membros previamente selecionados compartilham, como é descrito no livro “Alcoólicos Anônimos”, contando como eles estavam, o que aconteceu e como estão agora.
        Dependendo das orientações gerais da consciência do grupo, alguns preferem que os membros palestrantes tenham um período mínimo de sobriedade contínua. Reuniões Públicas são normalmente reuniões “abertas”.
      3. Novos: Normalmente lideradas por um membro do grupo que já esteja sóbrio há algum tempo, estas são sessões de perguntas e respostas oferecidas para ajudar os recém-chegados. As reuniões de novos podem também seguir o formato das reuniões de debates, ou focalizar-se no Passos Um, Dois e Três. (“Sugestões para Coordenar Reuniões de Novos”).
      4. Literatura: Passos, Tradições ou Livro Alcoólicos Anônimos. Como os Doze Passos são a base da recuperação pessoal em A.A., muitos grupos dedicam uma ou mais reuniões da semana para estudo de cada Passo, em sequência. Alguns discutem dois ou três Passos simultaneamente. Este mesmo formato pode ser aplicado pelo grupo em reuniões do livro “Alcoólicos Anônimos” ou das Doze Tradições. Muitos grupos têm a prática de ler tópicos dos livros “Alcoólicos Anônimos” ou “Doze Passos e Doze Tradições” no começo das reuniões.

Além das reuniões descritas acima, os grupos oferecem também os seguintes tipos de reuniões:

Comitê: Alguns grupos agendam, ao longo do ano, algumas reuniões especiais, à parte das reuniões regulares, para que os servidores relatem e discutam os assuntos do grupo e obtenham sua orientação. Os servidores normalmente são eleitos nessas reuniões (veja a seção de Reunião de Serviço).

Inventário de Grupo: Estas são reuniões em que os membros do grupo trabalham buscando o entendimento de como o grupo melhor pode atender seu propósito primordial (veja seção de Inventário de Grupo).

Serviço: Estas são reuniões de informações gerais sobre serviço; elas também funcionam como um fórum para os servidores apresentarem seus relatórios e outras comunicações.

Revista Vivência: Estas são reuniões nas quais tópicos da revista são debatidos.

O que acontece nas reuniões

O presidente geralmente abre a reunião com o Preâmbulo A.A. e algumas observações. Alguns pedem um momento de silêncio e/ou recitam a Oração da Serenidade. O presidente frequentemente pergunta se há alguém novo em A.A. participando da reunião que gostaria de se apresentar. Não é obrigatório se identificar, mas pode ser útil se você estiver participando de sua primeira reunião. Muitas reuniões começam com a leitura do Grande Livro – frequentemente uma parte do Capítulo 5 (“Como Funciona”) ou do Capítulo 3 (“Mais Sobre o Alcoolismo”). Uma declaração sobre o anonimato em A.A. como um valioso princípio de privacidade para membros novos e antigos pode ser lida. Muitas reuniões terminam com os membros se juntando em um momento de silêncio seguido de uma oração, ou talvez recitando a Declaração de Responsabilidade ou outro texto de A.A..

Depois da Reunião

As pessoas se reúnem e conversam, e há um ar social na sala quando a reunião termina. Alguns podem se apresentar a você e oferecer sua ajuda ou compartilhar suas experiências ficando sóbrios. Embora muitos membros achem valioso esse tempo após a reunião, cabe a você decidir se deseja ficar e socializar.

 

AdobeStock_289584853_licensed_resized

Encaminhado para A.A. através de Programas Judiciais e Instituições de Tratamento

As reuniões do A.A. dão as boas-vindas aos participantes dos programas do tribunal e das instalações de tratamento. A força do nosso programa reside na natureza voluntária de ser membro de A.A.; no entanto, muitos de nós assistimos às reuniões pela primeira vez porque fomos pressionados por outra pessoa. A exposição contínua ao A.A. nos educou sobre a verdadeira natureza da doença.

Quem fez o encaminhamento para A.A. não é o que A.A. está interessado. É o bebedor problemático que nos preocupa. Não podemos prever quem se recuperará, nem temos autoridade para decidir como a recuperação deve ser buscada por qualquer outro alcoólico.

Comprovante de Presença

Às vezes, uma fonte de referência solicita um comprovante de comparecimento às reuniões do A.A.. Os grupos cooperam de maneiras diferentes. Não há um procedimento definido. A natureza e extensão do envolvimento de qualquer grupo neste processo depende inteiramente do grupo individual.

Alguns grupos, com o consentimento do membro em potencial, têm um membro de A.A. confirmando a presença. Isso pode ser fornecido em um comprovante fornecido pela fonte de referência ou por meio de um método digital, se o grupo estiver à distância. A pessoa indicada é responsável pela devolução do comprovante de comparecimento.

A prova de comparecimento às reuniões não faz parte do procedimento de A.A.. Cada grupo é autônomo e tem o direito de optar por fornecer ou não comprovante de presença em sua reunião.