Irmã Ignatia

Esta freira especial cuidou de milhares de alcoólatras durante décadas de sua vida. Irmã Mary Ignatia (1889-1966) era amada por todos que se associaram ou foram ajudados por ela. Ela era frequentemente chamada de “Anjo dos Alcoólicos Anônimos”.

Biografia

Nascida Della Mary Gavin em 1889 na Irlanda, a irmã Ignatia trabalhou em estreita colaboração com o Dr. Bob. A partir de 1939, eles trabalharam juntos para ajudar a admitir alcoólatras no Hospital St. Thomas em Akron, Ohio. Ela superou obstáculos para cuidar pessoalmente de milhares de alcoólatras. Por várias décadas, ela ajudou alcoólatras em Akron e mais tarde no St. Vincent Charity Hospital em Cleveland.

A irmã Ignatia era amada por todos os que estavam associados ou ajudados por ela. Ela era frequentemente chamada de “Anjo dos Alcoólicos Anônimos”.

Ela era originalmente uma musicista. Sua ordem, as Irmãs da Caridade de Santo Agostinho, transferiu a Irmã Ignatia para Akron. Ela trabalhava no escritório de admissões do Hospital St. Thomas. Foi nesse cargo que ela conheceu e trabalhou com o Dr. Bob. Falando com Bill W., a irmã compartilhou lembranças acalentadas de seu trabalho com o Dr. Bob.

Dr. Bob era a essência da dignidade profissional. Ele tinha um bom senso de humor e um vocabulário excepcional. Agora, quando olho para trás ao longo dos anos, percebo que o Dr. Bob estava lenta mas seguramente me preparando para o grande projeto que ele tinha em mente. Frequentemente discutíamos o problema do alcoolismo e as tragédias causadas pelo consumo excessivo de álcool. O indivíduo dado ao vício alcoólico é frequentemente um naufrágio da humanidade – quebrado no corpo e na alma, e no coração e incapaz de ajudar a si mesmo. Seus entes queridos também sofrem; houve muitos lares e corações partidos por causa da bebida compulsiva”.
— IRMÃ IGNATIA EM UMA ENTREVISTA GRAVADA COM BILL W. EM 1954
Template_Sister Ignatia_St Thomas Hospital_Page2

Seu trabalho de ajuda aos alcoólatras foi feito com muita dignidade e modesta distinção. Em dezembro de 1949, ela foi presenteada com a Medalha Poverello do College of Steubenville. A medalha foi dada a ela em nome do AA Fellowship por seus esforços incansáveis ​​com alcoólatras em Akron. Em março de 1961, a irmã Ignatia recebeu uma carta de agradecimento da Casa Branca. Ela compartilhou esta carta sobre suas contribuições pioneiras com Bill W. A carta dizia:

 

Querida Irmã Mary Ignatia:

Por meio de um admirador seu, o presidente soube do excelente trabalho que você realizou no passado no St. Thomas Hospital em Akron e, mais recentemente, no St. Vincent’s em Cleveland.

Por meio de um admirador seu, o presidente soube do excelente trabalho que você realizou no passado no St. Thomas Hospital em Akron e, mais recentemente, no St. Vincent’s em Cleveland.
— CARTA DA CASA BRANCA À IRMÃ IGNATIA

Em resposta ao recebimento de uma cópia da carta do presidente, Bill respondeu à irmã Ignatia e escreveu:

Lemos a maravilhosa carta que o presidente Kennedy solicitou que lhe fosse enviada. Isso me lembra que não tenho palavras para expressar minha devoção e minha gratidão a você, da inspiração constante que você me deu e a tantos ao longo dos anos por seu exemplo do melhor em tudo o que é espiritual e eterno, bem como temporal.”
— CARTA DE BILL W. À IRMÃ IGNATIA

Após a morte do Dr. Bob em 1950, a Irmã Ignatia continuou seu trabalho em St. Thomas. Então, em 1952, ela foi transferida para o St. Vincent Charity Hospital em Cleveland. Ela estava encarregada de sua ala alcoólatra. Ao chegar, a enfermaria da “Caridade” fazia parte de uma ala dilapidada e precisava muito de rejuvenescimento. A ala foi transformada com a insistência da Irmã e muita ajuda dos membros de AA com habilidades de carpintaria. Seu novo nome tornou-se Rosary Hall Solarium.

A irmã Ignatia forneceu a cada paciente que deixou seus cuidados um crachá do Sagrado Coração. Ela pediu a cada destinatário que prometesse que devolveria o crachá antes de beber novamente.

Ela morreu em Richfield, Ohio, aos 77 anos, em 1º de abril de 1966. Segundo informações, cerca de 3.000 pessoas estavam presentes no funeral, incluindo o co-fundador do AA, Bill W.