Big Book - O livro Alcoólicos Anônimos

Abril de 1939 - Publicação da primeira edição do  Livro Alcoólicos Anônimos

1big bookEm novembro de 1937, Bill W. e  Dr. Bob encontraram-se em Akron para avaliar os resultados do movimento. Contabilizaram uns 40 casos de sobriedade, incluindo eles próprios – Bill três anos e Dr. Bob dois anos e meio.  Entenderam que o resultado era animador e consideraram então que poderiam escrever um livro com o texto básico que contasse a história e as experiências dos primeiros tempos da Irmandade e que, sem distorções, levasse a mensagem aos lugares onde não poderiam ir pessoalmente. O livro começou a ser escrito em maio de 1938. Em 1939  estava pronto, mas sem título. A princípio foram cogitados mais de cem títulos, entre eles "O Copo Vazio""O Caminho Seco", "A Vida a Seco", "Fronteiras Secas", "Uma Saída", "O Céu", "A chegada da Aurora, "Cem Homens", The Way Out", algo como, "O Caminho da Saída"  "Movimento Bill W." e "Their Pathway to a cure" ou algo como "Seu Caminho Para a Cura". A última opção veio em decorrência da própria situação: depois de se separar do Grupo de Oxford, os membros do movimento, também sem nome, uns cem entre homens e mulheres sem qualquer referência, passaram a tratar a si próprios como "um punhado de alcoólicos sem nome". Derivou daí o título para o livro, "Alcoólicos Anônimos", e o nome da Irmandade.

Para se certificar que o livro seria bem aceito pela opinião pública e não entraria em conflito com a medicina e a religião, antes da impressão, foram feitas 400 copias e enviadas a profissionais e leigos interessados no problema do alcoolismo, com o pedido de devolvê-las acompanhadas de comentários ou sugestões. Entre as sugestões que vieram, uma foi particularmente importante: o texto usava demais as palavras "você" e "deve", e sugeriu que se substituíssem por "nós" e "deveríamos". O texto todo foi revisado e adaptado a essa sugestão.

Conforme consta no Registro de Direitos Autorais em Washington DC, EUA, a primeira edição do livro "Alcoholics Anonymous" e o subtítulo "A história de como mais de cem homens e mulheres se recuperaram do alcoolismo" saiu em 10 de abril de 1939 e seu autor e detentor dos direitos é "Wm. G. Wilson", a editora, a "Work Publishing Co." e o endereço, "17 William St., Newark, New Jersey". O registro foi feito no dia 19 de abril de 1939 sob o número 25687, e a taxa de registro foi de $2,00 (dois dólares). Foram impressos os primeiros 4.730 exemplares com a ordem para fazer a impressão com o papel mais grosso e as letras em tamanho maior que o normal para dar um ar de autoridade intelectual e justificar o preço (muito elevado naquela época), que foi de 3,5 dólares o exemplar. Assim, a edição original tornou-se tão volumosa que imediatamente ficou conhecida como Big Book (Livro Grande). A primeira edição em abril de 1939, teve 16 reimpressões e foram distribuídas 300.000 cópias; a segunda edição foi publicada em julho de 1955; a terceira edição, em 1976. A quarta edição saiu em fevereiro de 2001. Entre os dias 25 de junho e 29 de setembro de 2012, a Biblioteca do Congresso dos EUA realizou uma exposição em Washington, DC, mostrando os 88 livros que "moldaram a Nação Americana e influenciaram na visão que o mundo tem da América". Entre esses livros encontra-se o livro "Alcoholics Annonymous" ou Big Book. Na 14ª Convenção Internacional de A.A. em Atlanta, Geórgia, em julho de 2015 por ocasião 80º aniversário de A.A., foi presenteado exemplar de nº 35.000.000 à congregação das Irmãs da Caridade de Santo Agostinho da qual a irmã Inácia fazia parte.

CAHist – Comitê de Arquivos Históricos da Junaab