Divulgação em Ônibus

Tendo membros de Alcoólicos Anônimos observado nas linhas intermunicipais de ônibus urbanos que operam as linhas de transporte coletivo no município de Guarulhos, cartazes de divulgação de grupos de mútua ajuda de outras Irmandade de grupos Anônimos;

o Comitê Trabalhando com Outros do Grupo Gopoúva de A.A., mobilizou-se em buscar informações de quais caminhos seguir para obter tal modalidade de divulgação de massa.

Divulgação em Ônibus Urbano - PROJETO PLANTÃO ATENDIMENTO 24 HORAS Alcoólicos Anônimos

O caminho iniciou-se na obtenção de informações junto à empresa de transporte ora mencionada, através de sua Assistente Social.  Ali, cordialmente atendidos, obtiveram a informação de que: toda a comunicação visual da companhia, estava sob estratégia de uma agência de publicidade local.

Gentis e comprometidamente simpáticos com causas sociais da relevância de questões como o alcoolismo, doença reconhecidamente complexa, que requer multidisciplinaridade de tratamento, incluindo também os grupos de mútua ajuda. Iniciou-se assim a estratégia de divulgação, com total cooperação sem afiliação na veiculação.

Os grupos de mútua ajuda de Alcoólicos Anônimos, que atuam na recuperação e como suporte terapêutico complementar ao tratamento do alcoolismo, sob recomendação de nomes nacionalmente reconhecidos, tais como:  Dr.  Dráuzio Varella; Marcelo Ribeiro Araújo, entre outros; desempenham relevante papel no contexto de multidisciplinaridade na recuperação da doença do alcoolismo.

A orientação foi de que, com o objetivo de evitar a remoção em 24 horas por algum passageiro descomprometido, os cartazes que habitualmente são afixados unicamente com fita adesiva comum, fossem confeccionados em material autocolante, garantindo assim sobrevida a campanha.

Foram produzidos 40 cartazes, distribuídos em duas unidades de garagem, para serem veiculados em 40 carros de transporte coletivo, em um período previsto para 1 mês.

Os números de resultado esperados, se considerados 10 viagens dia/carro, transportando 30 passageiros/viagem, multiplicadas por 40 carros de transporte, à razão de 30 dias de veiculação, foi a de alcançar 360.000 pessoas.