Profissionais da saúde

Alcoolismo e A.A.:

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a manter a sobriedade e que se oferecem para compartilhar livremente sua experiência na recuperação com outros que possam ter problemas com seu modo de beber. O programa de A.A. consiste basicamente na sugestão de “Doze Passos”, criados para a recuperação individual do alcoolismo.

Hoje a Irmandade está presente em aproximadamente 180 países. Aproximadamente dois milhões de alcoólicos alcançaram a sobriedade em A.A,, mas seus membros reconhecem que seu programa nem sempre é eficaz com todos os alcoólicos e que alguns necessitam de aconselhamento e tratamento profissional.

A.A. preocupa-se unicamente com a recuperação pessoal e a contínua recuperação individual dos alcoólicos que procuram ajuda na Irmandade. O movimento não se dedica a pesquisas sobre alcoolismo ou ao tratamento médico ou psiquiátrico e não apoia quaisquer causas embora os membros de A.A. possam participar individualmente.

O movimento adotou uma política de “cooperação mas não afiliação” com outras organizações que se dedicam ao problema do alcoolismo.

Alcoólicos Anônimos é autossuficiente através de seus membros e Grupos, recusando contribuições de fontes externas. Os membros de A.A. preservam seu anonimato pessoal em nível de imprensa, filmes e transmissões de mídia.

Desde o começo, vários membros de A.A. acreditaram que o alcoolismo é uma doença progressiva - física, espiritual e emocional (ou mental). Os alcoólicos que conhecemos parecem ter perdido o poder de controlar suas doses de bebidas alcoólicas.

Como funciona A.A.?

A.A. pode ser descrito como um método de tratamento do alcoolismo, no qual os membros ajudam-se mutuamente, compartilhando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes sobre sofrimento e recuperação do alcoolismo.

Que são os Grupos de A.A.?

A unidade básica em A.A. é o Grupo local (do bairro ou cidade) que é autônomo, salvo em assuntos que afetem outros Grupos de A.A. ou à Irmandade como um todo. Nenhum Grupo tem poder sobre os seus membros.

Estima-se que hoje existam aproximadamente 5.000 grupos no Brasil.

Os Grupos geralmente são democráticos, com “comitês de serviços” com mandato de curta duração. Dessa maneira nenhum Grupo de A.A. tem uma liderança permanente.

Que são reuniões de A.A.?

Cada Grupo realiza reuniões regulares, nas quais os membros relatam entre si suas experiências geralmente em relação aos “DOZE PASSOS” sugeridos para a recuperação, e às “DOZE TRADIÇÕES” sugeridas para as relações dentro da Irmandade e com a comunidade de fora.

Propósito primordial e outros problemas além do álcool - Alguns profissionais referem-se ao alcoolismo e droga adição como “Abuso de substâncias” ou “dependência química” e não-alcoólicos são, portanto, algumas vezes apresentados e encorajados a participarem de reuniões de A.A. Qualquer um pode participar de reuniões abertas de A.A., mas somente aqueles que tem problemas com bebidas alcoólicas podem participar de reuniões fechadas.

Quem são os membros de A.A.?

Pessoas que acham que têm problemas com sua maneira de beber são bem-vindas para assistir a qualquer reunião de A.A. Elas tornam-se membros simplesmente ao decidir que querem sê-lo.

Membros de A.A. são homens e mulheres provenientes de todas as classes sociais, desde adolescentes até pessoas com idade avançada, de todas as raças, de todos os tipos de afiliações religiosas ou sem religião.

O que você pode esperar de A.A.?

  1. Os membros de A.A. ajudam qualquer alcoólico que tenham o desejo de se tornar sóbrio.
  2. Os membros de A.A. colocam-se à disposição de todo alcoólico que peça ajuda – mesmo que achem melhor ele pedir primeiro.
  3. Os membros de A.A. podem intervir para facilitar a hospitalização. Os membros dos escritórios locais de A.A. conhecem, geralmente, instituições que ofereçam tratamento para alcoólicos, mas A.A. não é afiliada a essas instituições de forma alguma.
  4. Os membros de A.A. têm o prazer de compartilhar sua experiência com qualquer pessoa interessada, seja em conversas particulares ou reuniões públicas.

O que A.A. NÃO faz?

A.A. não: fornece motivação inicial para os alcoólicos se recuperarem; recruta membros; participa ou patrocina pesquisas, mantêm registros de frequência ou histórico casos de membros; filia-se a entidades  sociais, acompanha ou tenta controlar os seus membros; ;faz diagnósticos ou prognósticos clínicos ou psicológicos; proporciona serviço de enfermagem; hospitalização, medicamentos ou qualquer tratamento médico ou psiquiátrico; oferece serviços religiosos; exerce atividades de educação sobre o álcool; fornece alojamento, alimentação, roupas, emprego, dinheiro, outro tipo de assistência social; fornece aconselhamento familiar ou profissional; aceita dinheiro pelos seus serviços ou quaisquer contribuições de fora do A.A.; fornece carta de recomendação a junta de livramento condicional, advogados, oficiais de justiça, entidades sociais, escola; empresas ou quaisquer outras organizações ou instituições.