Existe um alcoólico no local de trabalho?

Muitas organizações — corporações, sindicatos e órgãos públicos — têm criado programas direcionados a empregados, cujos problemas pessoais têm afetado seu rendimento no trabalho e seus familiares.

Os empregadores e administradores estão cada vez mais conscientes da doença do alcoolismo, e das grandes perdas econômicas e humanas que acarreta, e reconhecem os benefícios de auxiliar seus empregados.

A Empregadores, Supervisores e Pessoal de Recursos Humanos

Alcoólicos Anônimos pode disponibilizar para empregadores, gerentes, médicos do trabalho, serviços sociais, recursos humanos e profissionais de assistência aos empregados a experiência acumulada de mais de dois milhões de alcoólicos recuperados que agora vivem, confortavelmente e produtivamente, sem o álcool. No Brasil, A.A. está disponível em praticamente todas as comunidades com cerca de 5.000 grupos no país.

A.A. pode ajudar as organizações a contatarem homens e mulheres que alcançaram a sobriedade, e que estão dispostos a compartilhar, gratuitamente, suas experiências com qualquer pessoa que busque ajuda.

A Irmandade de A.A. não tem caráter profissional e nem custo; seu propósito primordial é a recuperação pessoal e a manutenção da sobriedade daqueles alcoólicos que a ela recorrem em busca de ajuda. O enfoque de A.A. está baseado na habilidade única, dos alcoólicos em recuperação, de ajudar aqueles que ainda estão bebendo.

Unidade de propósito e outros problemas além do álcool

Alguns profissionais referem-se ao alcoolismo e ao vício em drogas como “abuso de substâncias” ou “dependência química”. Não alcoólicos, entretanto, algumas vezes são recebidos em A.A. e estimulados a assistirem às suas reuniões. Todos podem assistir às reuniões abertas de A.A., mas somente aqueles que têm problema com o álcool podem assistir às reuniões fechadas ou tornarem-se membros de A.A. As pessoas que têm outros problemas além do álcool podem ser membros de A.A. somente se tiverem problemas com o álcool.

Aos colegas de trabalho

Se você tem um colega de trabalho que pode ter problemas com a bebida, seu entendimento da natureza do problema pode ser vital para ajudar o alcoólico a encontrar e manter sua sobriedade.

Você pode contribuir diretamente para sua recuperação, obtendo uma melhor compreensão do programa de A.A. Você pode querer conversar com um membro de A.A. ou ler a literatura da Irmandade, que esclarece sobre nosso programa de recuperação e dá uma ideia geral de como o A.A. funciona.

A.A. agradecerá a oportunidade de:

  • Reunir-se com os empregadores para esclarecer de que forma o A.A. pode cooperar;
  •  Efetuar reuniões de empregados para explicar o programa de recuperação de A.A.;
  • ºLevar as reuniões de A.A. aos empregados que têm problemas com a bebida.