Comemoração dos 10 anos do A.A.

 

Este evento especial comemorou um marco significativo de A.A.. Foi o maior encontro de membros de A.A. antes do início de nossas convenções internacionais. Os membros vieram comemorar de todos os Estados Unidos, Canadá e México.

Maior multidão de A.A.'s reunida até hoje

Em junho de 1945, ocorreu uma reunião histórica em Cleveland, Ohio. Ele comemorou o décimo aniversário de A.A..

Mais de 2.500 membros de Alcoólicos Anônimos participaram do evento de dois dias. Os membros vieram de 36 estados, duas províncias canadenses e do México.

As comemorações começaram no sábado, 9 de junho. Duas reuniões regulares de A.A. e duas reuniões de “casa aberta” realizadas em diferentes partes de Cleveland. Em 10 de junho, os co-fundadores Bill W. e Dr. Bob falaram para uma multidão de 1.000 pessoas no Music Hall no centro de Cleveland.

Em sua palestra, Bill falou sobre o crescimento de A.A., recontando brevemente sua própria história e sobre a redação do Grande Livro. Bill concluiu sua palestra afirmando que “A.A. é muito maior do que qualquer um de nós”. Ele brincou que o Dr. Bob e ele eram “uma dupla de antiguidades velhas e quebradas que tinham um pouco mais de experiência do que outras”.

Seguindo Bill, Dr. Bob falou brevemente sobre o desenvolvimento de A.A. em Akron, Ohio. Ele concluiu dizendo: “Nosso programa deve ser seguido por cada indivíduo. E cada indivíduo é o único que pode fazer isso por si mesmo.”

Bill afirmou que 10 de junho foi “um dia de parabéns, de ação de graças e de comemoração” e que A.A. “não poderia ter sido senão para outros”.

O Dr. Bob agradeceu a todos que “foram uma fonte de ajuda e inspiração em [seu] problema”. Isso incluía sua esposa, Anne, os membros do A.A. de Cleveland, os membros da Alcoholic Foundation e todos os presentes no Music Hall.

Também na noite de 10 de junho, 400 membros de A.A. compareceram ao jantar do Dia dos Fundadores em Akron, Ohio. Bill e o Dr. Bob compareceram ao jantar depois de falarem em Cleveland. Falando sobre Akron, Bill disse: “Foi aqui que o milagre realmente aconteceu. Esta é a colina onde o farol A.A. foi aceso há 10 anos.”

Cinco anos depois desse evento especial, A.A. realizou sua primeira convenção internacional em junho de 1950.

A.A. é muito maior do que qualquer um de nós.”
— BILL W. EM SUAS OBSERVAÇÕES NA COMEMORAÇÃO DO 10º ANIVERSÁRIO
Template_1945_TenthAnniversaryCommittee_Flyer_02